Ser blogueira de beleza antigamente não era tarefa fácil. Primeiro que né? Não existia blog.
Segundo que não existiam muitas opções de produtos como hoje em dia. As pessoas basicamente se viraram com o que tinha.
Eu não vou definir uma década desta vez porque foram coisas usadas durante muitos anos e se duvidar, pelo menos um desses itens fez parte da infância de todo mundo que tem mais de 30 aninhos. Se prepare, pois sua memória olfativa vai dar um rolê pelo seu passado com este post!
Então pega o seu batom verde 24 horas, sua touca térmica e vem para o Túnel do Tempo comigo!
Leite de rosas
Era um tônico, demaquilante e limpava a pele. Existe até hoje, mas tem álcool na sua formulação. Quebrou um galhão na época, mas hoje temos produtos mais completos. É bom só pra lembrar do cheirinho de nostalgia mesmo.
Leite de Aveia
Delícia de cheirinho, deixava a pele bem macia e eu quando pequena achava essa tampa muito diferentona, imaginava um batom (?)
Linha do Dr Botica
A linha que sem dúvidas eu mais amava no mundo quando era criança. Tinha cheirinho de maçã verde e eu gostava tanto que um dia eu mordi o sabonete. Se tem uma coisa que a gente podia fazer campanha pra voltar, essa coisa era Bolacha Fofy's e essa linha.
Sabonete do Snoopy
Minha mãe morria de dó de usar os sabonetinhos em formado da casinha do snoopy. Eles viravam sachê na gaveta e todas as minhas roupas ficavam com aquele cheirinho, que saudade...
Neutrox
Na época, isso se chamava Creme Rinse e não condicionador.
Prometia tirar os arrepiados e cumpria, pois deixava o cabelo pesado e oleoso, colado na cabeça...
Esse rosinha era para a praia e eu amava porque achava que era condicionador das sereias (faz sentido, né? tem uma sereia no rótulo!)

Rugol
Creme Nívea
Esse creme para mim tem cheirinho de saudade. Minha avó usava todo santo dia antes de dormir! E eu uso muito também. Até hoje é um dos melhores cremes hidratantes, nunca sai de moda e nem cai em desuso. (isso não é um publieditorial, mas bem que podia né? rs)
Batom Verde 24 Horas
![]() |
Dica da @Ceci_lelis |
Um clássico da maquiagem das antigas! Era como mágica, esse verde virava vermelho assim que tocava os lábios. E não saia nunca. Tinha um cheiro delicioso também. Pena que ele é basicamente feito de chumbo, super nocivo, senão eu bem que iria encomendar uns do Paraguay e usaria de boas até hoje.
Brilho labial da latinha
![]() |
Dica da @pckrpaula |
Outro item que sua memória olfativa vai imediatamente fazer você lembrar do cheirinho (e possivelmente do gosto também!) e uma lágriminha de saudade vai escorrer pelo seu rosto.
Seiva de Alfazema
![]() |
Dica da @Elopelinsari |
Cheirinho de vovó. Certamente você vai lembrar do abraço da sua na hora!
Era um presente muito elegante entre as velhinhas 

Perfume Thaty
Um clássico entre as meninas. Era tipo o presente de aniversário coringa dos anos 90. Em especial se seu nome for Tatiana, você deve ter recebido estoques disso todos os anos, principalmente no aniversário de 15.
Esmalte Colorama
Antigamente não havia essa gama de cores de esmaltes. Basicamente existiam os clarinhos, tipo Areia e os vermelhos berrantes, tipo Rebu. Para fazer qualquer outra tonalidade, a gente pegava a base branca ou transparente e estourava uma caneta ali dentro. Como ainda temos unhas hoje em dia é um grande mistério...
Chapinha que desenha
Basicamente era um ferro de passar que torrava os cabelos no formato de coração, estrela, etc. Era item ostentação, nunca tive, emprestava da minha prima rica. Ele tinha também o formato "frizz"pois cabelo frisado era moda na época. As pobres faziam trancinhas e passavam o ferro de passar mesmo. Se você não lembra/não teve um desses, sinto informar, mas a prima pobre era você.
Gel L'oréal efeito molhado
![]() |
Dica da @Tehanifranco |
Outro item ostentação pois era caro, deixava os cabelos com efeito molhado (com cara de oleoso). A moda tem seus caminhos tortuosos mesmo, fazer o que?
Shampoo e condicionador 2 em 1
Quais as chances de dar certo juntar shampoo e condicionador no mesmo produto? Isso mesmo, zero. Nenhuma. Inexistente.
Coquetel de Frutas
Quem nunca, néam? Tinha um perfume de frutas e a combinação deste creme com a touca térmica era o equivalente a um day spa hoje em dia. A parte cor de rosa definitivamente era a melhor!
Creme para pentear
Os produtos para cabelo até o começo da década de 2000 basicamente tinham duas funções: ou ressecavam os fios ou deixavam eles oleosos e pesados. Esse aqui fazia parte da segunda função. Isso aconteceu mais ou menos até o surgimento desta belezinha aqui:
Seda Ceramidas
Eu realmente não sei se todas as pessoas do mundo sofreram tanto com os cabelos como eu, mas seda ceramidas foi a primeira coisa que deu certo no meu cabelo e eu consegui escapar do tal "ou resseca ou deixa oleoso". Usei tanto que se eu abrir um pote desses e cheirar hoje em dia, eu acho que desmaio.
Aquamarine
Cheirinho de infância. Deixava o cabelo muuuuuito ressecado, mas em compensação tinha um aroma delicioso e inconfundível. Eu AMAVA esse shampoo, pois minha vó me deixava encher a banheira e fazer espuma com ele. Obrigada vó, pelas melhores lembranças da minha vida 

Bom, o post ficou enorme e ainda tem muitos produtos clássicos pra lembrar, então vou dividir em duas partes, combinado? A segunda parte sai amanhã e se você lembrar e quiser sugerir alguns produtos de beleza, comenta AQUI